Projetos

Controlar a saída de lixo hospitalar e monitorar seu deslocamento até o ponto de recolhimento com o objetivo de evitar qualquer tipo de contato ou infecção, além disso, o transporte dos resíduos deverá ser executado em rotas específicas e planejadas de tal forma, que evite a coincidência com fluxos de roupas limpas, medicamentos, alimentos e outros materiais e locais de grande circulação de pessoas.

Um dos principais problemas na área da saúde é o descarte inadequado de lixo hospitalar resultando em infecções. Pensando nisso, espera-se implementar um sistema de política de segurança de descarte de resíduos biológicos em hospitais da cidade de Mossoró que sirva como modelo para outros hospitais.

Professores envolvidos:
Cicília Raquel Maia Leite
Pedro Fernandes Ribeiro Neto

Alunos envolvidos:
Leandro Vinícius Soares Peixoto

Status: Em andamento

A prevalência da obesidade, a nível mundial, é tão elevada que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou esta doença como a epidemia global do século XXI. Não seguir o tratamento prescrito é um problema real na área da saúde. Os nutricionista recomendam dietas, mas os pacientes não aderem devido a vários fatores, como a falta de apoio da família; dificuldade de manter a dieta longe de casa, ansiedade, entre outros. A forma como o controle da ingestão de alimentos é feito hoje é ineficaz, pois é feito por meio de informações obtidas por meio de questionários e/ou conversas informais. Por meio destes fatores, viu-se a necessidade do acompanhamento da rotina alimentar de pessoas que necessitam realizar dieta, principalmente visando a perda de peso, e consequentemente melhorar seus hábitos alimentares e obter uma melhor qualidade de vida. Assim, este trabalho tem como principal objetivo desenvolver um equipamento não-invasivo para monitoramento e controle contínuo da mastigação e obesidade capaz de detectar o movimento de mastigação e ingestão de alimentos, realizando uma quantificação objetiva, sendo possível identificar diferentes padrões e correlacionar com a mastigação e ingestão de sólidos e líquidos.

Desenvolver um equipamento não-invasivo capaz de detectar o movimento mandibular e da ingestão de alimentos e correlacionar os diferentes padrões com funções como mastigação e comportamento humano através da análise de sinais via utilização de técnicas inteligentes.

Para o desenvolvimento execução deste trabalho foi e será necessária uma ampla pesquisa bibliográfica sobre trabalhos relacionados ao assunto em estudo. Com esta proposta, objetiva-se contribuir com:

  • Desenvolvimento do protótipo do dispositivo que pretende-se desenvolver no decorrer desse projeto;
  • Implementação dos Softwares necessários;
  • Implementação de um conjunto de técnicas de sistemas inteligentes;
  • A importância da análise exploratória dos dados e validação de algoritmos, com a aplicação destas a um problema médico real.

Professores envolvidos:
Ana Maria Guimarão Guerreiro
Cicília Raquel Maia Leite

Alunos envolvidos:
Mariza de Souza Moura
Irlan Arley Targino Moreira

Status: Concluído

O objetivo é desenvolver uma plataforma móvel capaz de integrar módulos de cuidados neonatais (cartão da gestante, teste da orelhinha, teste da linguinha, etc), coletar e processar informações dos módulos bem como disponibilizar o resultado desse processamento para os profissionais de saúde de forma a auxiliar no acompanhamento e diagnóstico geral de recém-nascidos.

Com o trabalho espera-se propor uma melhoria no processo de acompanhamento e diagnóstico do estado de saúde de recém-nascidos através da aplicação de recursos computacionais tais como capacidade de processamento e computação móvel em ambientes de cuidados intensivos neonatais.

Professores envolvidos:
Cicília Raquel Maia Leite
Glaucia Regina Azambuja Medeiros Sizilio
Pedro Fernandes Ribeiro Neto

Alunos envolvidos:
Hitalo Emanoel Gondim Bezerra de Medeiros
Jomar Ferreira dos Santos

Status: Em andamento

O avanço das tecnologias de informação têm propiciado e contribuído cada vez mais para o desenvolvimento de soluções nas mais diversas áreas, dentre elas a área da saúde. A assistência à gestante é de fundamental importância para a prevenção de possíveis complicações durante o parto ou, até mesmo, para prevenir que a criança nasça com algum tipo de deficiência. Em muitas regiões do Brasil, mais de 95% das grávidas frequentam o serviço de pré-natal. Entretanto, a morbidade e mortalidade materna e perinatal permanecem altas, refletindo deficiências importantes no atendimento. Tal fato evidencia a necessidade de empenho permanente por parte de obstetras, de toda a equipe de saúde e da comunidade científica como um todo para aprimorar esta atividade.

O objetivo é Desenvolver uma plataforma de telemedicina para suporte e acompanhamento de profissionais da saúde na execução de protocolos de assistência pré-Natal.

O desenvolvimento deste trabalho compreende uma ampla revisão bibliográfica sobre as áreas de interesse. É necessário compreender como se dá o processo de acompanhamento da gestante durante a gestação e do pré-natal. Além disso, compreender qual a importância e contribuição do cartão da gestante nesse processo, sobretudo os benefícios que o mesmo pode apresentar, é fundamental. Além disso, é essencial identificar os processos e/ou tecnologias que mais se adequam ao desenvolvimento da solução para o problema proposto. Com isso, os seguintes resultados são esperados:

  • Contribuir com a atenção a gestante e ao recém nascido, utilizando e incentivando a efetiva aplicação de protocolos de saúde do ministério da saúde;
  • Modelagem, especificação e desenvolvimento do sistema proposto;
  • Permitir a coleta de dados referentes ao cartão da gestante por meio de dispositivos móveis;
  • Auxiliar os profissionais da saúde por meio da disponibilização do histórico da paciente no contexto do cartão da gestante, e, do fornecimento de pré-diagnóstico;
  • Submissão de trabalhos a eventos e conferências internacionais, bem como divulgação em uma revista.

Professores envolvidos:
Cicília Raquel Maia Leite
Glaucia Regina Azambuja Medeiros Sizilio
Pedro Fernandes Ribeiro Neto

Alunos envolvidos:
Hitalo Emanoel Gondim Bezerra de Medeiros
Jomar Ferreira dos Santos

Status: Concluído

Doenças crônicas têm sido o problema de saúde recorrente do século XXI, entre estas encontra-se a diabetes. Aproximadamente 552 milhões de pessoas até 2030 deverão ter a doença no mundo. O tratamento da diabetes é difícil e caro, chegando a serem gastos em 2012 US$ 471 bilhões com o tratamento da doença em todo mundo. Vários problemas são ocasionados devido a hiperglicemia. Dentre as complicações comuns associadas ao diabetes, destacam-se os problemas que afetam membros inferiores, desenvolvendo úlceras nos pés dos pacientes. Problemas dessa natureza podem chegar a 50% do custo total do tratamento, e ainda mais caro e não menos importante, pés ulcerados resultam em 85% das amputações de membros inferiores, chegando em até cinco anos pós-amputação a levar o paciente a morte. Conscientizar a população com relação aos cuidados do pé diabético, pode prevenir o aparecimento de úlceras e reduzir a alta prevalência de ulceração nos pés diabéticos e a amputação. Diante do contexto, o objetivo desta pesquisa é desenvolver um Sistema Inteligente de Monitoramento e Prevenção do Pé Diabético (SIM2PeD) que auxiliará na conscientização da população com relação aos cuidados com o pé diabético, apoiando, através de um módulo inteligente, a tomada de decisão médica com relação à prevenção do aparecimento de úlceras.

Diante de todo esse contexto, o objetivo desse trabalho é desenvolver um sistema de emissões otoacústicas. Para a construção desse sistema, será realizada a implementação e a especificação de um algoritmo para a geração e análise de sinais das emissões otoacústicas aplicadas em neonatos utilizando tablets e smartphones. Com o intuito de fornecer a realização tanto da triagem auditiva neonatal, possibilitando o armazenamento de todas as informações obtidas, como, também, um meio de realizar a análise gráfica através de dispositivos móveis.

Os resultados almejados são: construir uma base de dados sólida contendo todas as informações da triagem auditiva, possibilitando analisar as causas ou fatores de riscos que são relevantes na detecção da deficiência auditiva; e realizar o desenvolvimento de uma ferramenta que realize a análise das emissões otoacústicas, de forma eficiente e segura, fornecendo ao profissional de saúde um meio confiável no diagnóstico dessa deficiência.

Professores envolvidos:
Ana Maria Guimarão Guerreiro
Cicília Raquel Maia Leite
Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa

Alunos envolvidos:
Rodrigo Azevedo de Medeiros

Status: Concluído

O objetivo do projeto é desenvolver um sistema móvel automotivo para auxiliar pessoas na solicitação de socorro ágil e prévio, onde o mesmo venha ser sensível ao contexto e atender as necessidades emergenciais de indivíduos. Através de técnicas computacionais, o usuário que necessitar de ajuda médica, por exemplo, poderá acionar o sistema por meio de seu dispositivo móvel e contatar uma base médica ou policial mais próxima para informar a situação em tempo real. Utilizando o GPS, o sistema também é empregável para situações de insegurança, onde o usuário pode acionar uma base policial mais próxima e solicitar reforço na sua segurança ou informar um possível ocorrido. O sistema proposto também utilizará das tecnologias presentes no próprio dispositivo móvel do indivíduo para fornecer informações sobre da situação em tempo real, possibilitando ao sistema armazenar dados úteis e enviá-los previamente a bases médicas ou policiais próximas para agilizar o atendimento ao solicitante.

O desenvolvimento de esforços que venham promover e prestar assistência à saúde se faz cada vez mais necessário. Porém, um dos principais desafios enfrentados por profissionais que prestam assistência médica é de manterem-se atualizados e informados do real estado de um indivíduo em determinado momento. Portanto, espera-se que com a utilização do sistema proposto essa barreira venha ser amenizada e os serviços prestados por unidades de pronto socorro a pessoas acidentadas possa ser mais eficiente e ágil. Além disso, espera-se também que com o emprego de tecnologias assistivas e E-Health, o sistema venha se tornar robusto o suficiente para ser utilizado diariamente por pessoas que possuem algum tipo de deficiência, na busca de acessibilidade e um meio de auxílio à vida.

Professor envolvido:
Cicília Raquel Maia Leite

Alunos envolvidos:
José Erico Gomes da Silva
Suellem Stephanne Fernandes Queiroz

Status: Em andamento

Dentro do contexto dos avanços tecnológicos voltados ao cuidado com o paciente, a deficiência auditiva é um assunto que requer atenção, principalmente em crianças, pois perdas moderadas e leves de audição podem acarretar desajustes no comportamento, distúrbios da linguagem oral e escrita, além de baixo rendimento escolar. No Brasil, segundo o Censo Demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 9,7 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência auditiva, e 6% desse grupo são crianças de até quatro anos (aproximadamente 580 mil crianças). Em bebês normais, a surdez varia de 1 a 3 crianças em cada 1000 nascimentos, em bebês de UTI Neonatal, varia de 2 a 6 em cada 1000 recém-nascidos. Todas essas dificuldades podem ser sanadas ou amenizadas fazendo-se um diagnóstico precoce, possibilitando o tratamento adequado para cada situação. A deficiência auditiva pode ser detectada no período neonatal através do Teste da Orelhinha. Entretanto, um agravante apontado para a falta da realização desse teste é o alto preço do equipamento, cujo mercado e tecnologia são dominados por empresas estrangeiras e possuem altos custos associados à logística e economia de escala, inviabilizando a democratização do mesmo para boa parcela da população brasileira. Surge, então, a necessidade de um sistema confiável e de baixo custo para a realização da triagem auditiva neonatal e análise gráfica dos testes de emissões otoacústicas.

Professores envolvidos:
Ana Maria Guimarão Guerreiro
Cicília Raquel Maia Leite

Alunos envolvidos:
Natan Moreira Barros
Carlos Evandro de Medeiros Fernandes

Status: Concluído

Segundo dados do censo de 2010 feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 24% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência física ou mental. A perda gradual da capacidade de falar ou a mudez completa são experimentadas por uma parcela da população, o que dificulta a sua integração social e profissional. Tal condição interfere gravemente na capacidade de comunicação de seu portador. Essas dificuldades de comunicação, no entanto, podem ser contornadas com o uso de tecnologias assistivas, que contribuem com a integração social e profissional desses indivíduos. Dentre as Tecnologias Assistivas voltadas para pessoas com dificuldade de comunicação, pode-se citar os sintetizadores de voz e dispositivos vocalizadores, todavia esses equipamentos possuem algumas limitações, tais como baixa capacidade de armazenamento, custo elevado e pouca praticidade na configuração de suas mensagens. Um vocalizador digital para tablets e smartphones que possua funcionalidades de reconfiguração automática pode contornar os problemas de preço, capacidade e de utilização presentes nas ferramentas existentes.

O objetivo deste trabalho é desenvolver um vocalizador digital para auxílio a pessoas com dificuldades de comunicação baseado na computação sensível ao contexto do usuário. Este vocalizador funcionará de modo similar aos vocalizadores eletrônicos, mas em forma de aplicativo para o sistema Android, contornando as limitações apresentadas, como baixa capacidade de armazenamento e reconfiguração manual dos contextos.

Espera-se que este trabalho contribua com a massificação de uso deste tipo de ferramenta de comunicação. Segundo dados da consultoria Gartner, foram vendidos aproximadamente 821 milhões de smartphones e tablets no ano de 2013 em todo o mundo. Estes equipamentos estão cada vez mais presentes nas residências e, assim, um vocalizador que funcione nestes dispositivos certamente contribuirá para a popularização dessa ferramenta de comunicação alternativa, beneficiando milhares de pessoas. Após a análise dos testes realizados com pacientes portadores de deficiências de comunicação, será verificado se o vocalizador representa uma ferramenta de comunicação alternativa satisfatória para seus usuários e se realmente houve ganhos na sua comunicação com outras pessoas do seu dia-a-dia. Espera-se comprovar também que o uso de técnicas de inteligência computacional e de reconfigurações assistidas da ferramenta melhoraram a experiência do usuário com o vocalizador.

Professores envolvidos:
Cicília Raquel Maia Leite
Pedro Fernandes Ribeiro Neto

Alunos envolvidos:
Davi Alves Magalhães
José Erico Gomes da Silva
Suellem Stephanne Fernandes Queiroz

Status: Concluído